Artigos

  • Bannerinterno Parkinson

    A doença de Parkinson (DP)

    É uma perturbação degenerativa do sistema nervoso central que afeta principalmente a coordenação motora. Os sintomas evoluem de forma lenta e gradual ao longo do tempo. Inicialmente os sintomas mais evidentes são tremores, rigidez, lentidão de movimentos,  dificuldade em caminhar. Com o tempo, ocorrerem também dificuldades de raciocínio e alterações comportamentais. Nas fases avançadas da doença …

    Read More
  • Bannerexternodepressaopuerperal2

    Depressão puerperal

    A depressão puerperal afeta tanto a saúde da mãe quanto o desenvolvimento de seu filho. A manifestação desse quadro acontece durante a gestação ou após o parto, apresentando sintomas que se assemelham aos de um quadro depressivo: desânimo persistente, sentimentos de culpa, alterações do sono, …

    Read More
  • BannerInter Suicidio Adole

    Prevenção ao suicídio em adolescentes

    Os adolescentes tem se mostrado mais vulneráveis aos comportamentos suicidas, muito pela imaturidade emocional e impulsividade próprios dessa fase de vida. Pais e educadores podem contribuir para diminuir o risco de suicídio nos adolescentes através de abordagens que aprimorem suas habilidades na solução de problemas, …

    Read More
  • Banner Suicidio

    Barreiras à prevenção do suicídio

    O estigma e o tabu relacionados ao tema são barreiras que podem impedir a detecção precoce e prevenção ao suicídio. Por razões religiosas, culturais e morais o suicídio é ainda visto como “pecado” e não como um problema de saúde, por isso, a maioria das …

    Read More
  • Bannerinterno Suicidio

    Por que falar sobre suicídio?

    Muitos acontecimentos atuais trouxeram à tona um tema, há muito tempo presente no cotidiano das pessoas, mas ainda carregado de tabus, o Suicídio. Essa palavra defini um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cujo objetivo é causar sua morte. O comportamento suicida também pode composto …

    Read More
  • Bannerinterno Luto

    O luto

    Luto normal é uma resposta saudável à perda de algo em que se tem grande investimento afetivo. Resposta saudável diz respeito à capacidade do indivíduo em expressar sua dor, seja reconhecendo, reajustando ou reinvestindo em novos vínculos afetivos. Entretanto, quando a pessoa não está preparada …

    Read More
  • Bannerinterno Sexualidade Cópia

    A sexualidade humana

    A sexualidade humana nunca foi tema simples de se compreender. Com o avanço das ciências e das conquistas dos direitos individuais, os “critérios” que dicotomizavam os gêneros em masculino ou feminino já não são tão claros. Pesquisadores de várias áreas (psicologia, neurobiologia, sociologia, antropologia e …

    Read More
    No Twitter Messages.