Artigos

Bannerinterno Suicidio

Por que falar sobre suicídio?

Muitos acontecimentos atuais trouxeram à tona um tema, há muito tempo presente no cotidiano das pessoas, mas ainda carregado de tabus, o Suicídio.

Essa palavra defini um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cujo objetivo é causar sua morte. O comportamento suicida também pode composto por: pensamentos, planos ou tentativa de suicídio.

O suicídio “é o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma causal simplista apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito”. É importante compreender que o indivíduo que pensa, planeja, tenta ou executa o suicídio está vivenciando um processo de sofrimento, por isso ele deve receber cuidados.

A série da Net Flix “Thirteen Reasons Why” e o “jogo virtual da Baleia Azul”, a despeito das diferentes opiniões, críticas e medos despertados, fizeram do suicídio um tema de discussão, o que já deveria estar ocorrendo há muito tempo nas famílias, escolas e demais instituições que lidam com jovens, pais, educadores e com atenção à saúde, uma vez que o suicídio é um problema grave na nossa sociedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades de saúde vem apontando as altas taxas de suicídio do últimos anos, principalmente na população jovem.  De acordo com dados de 2016 da OMS, o “suicídio é problema de saúde pública responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo”. Ainda segundo a organização, “poucos países incluíram a prevenção ao suicídio entre suas prioridades de saúde e só 28 relatam possuir uma estratégia nacional para isso”.

Para saber mais sobre o tema, continue nos acompanhando nos próximos artigos.

Leave a Reply

    No Twitter Messages.